segunda-feira, 13 de junho de 2011

"AULAS COM USO DE BLOGS"

ESCOLA MUNICIPAL "PROFESSORA LIDUVINA MOTTA CAMARGO"
SEGUNDA-FEIRA, 13 DE JUNHO DE 2011
EU SOU SILVANA MARINHO DE SOUZA


PLANO DE AULA: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES

 3º ANO - UMA SEMANA

CONTEÚDO: POEMA, VERSO, ESTROFE E RIMA

OBJETIVOS: DESENVOLVER A ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO;
COMPREENDER O QUE É POEMA, VERSO, ESTROFE E RIMA;
ENTENDER QUE EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE MORADIA, E QUE NA MAIORIA DAS VEZES ESTUDANDO A PESSOA CONSEGUE ADQUIRIR UMA MORADIA DIGNA;
TRABALHAR A CRIATIVIDADE E COORDENAÇÃO MOTORA DURANTE A CONFECÇÃO E PINTURA DE VÁRIOS TIPOS DE CASAS.

METODOLOGIA:
* LEITURA DO POEMA DE VINÍCIUS DE MORAIS: A CASA.
* A MÚSICA SERÁ COLOCADA PARA QUE OS ALUNOS FIQUEM ATENTOS À LETRA.
* A PROFESSORA FARÁ QUESTIONAMENTOS SOBRE COMO SERIA A CASA DESCRITA NA MÚSICA.
* APÓS OS QUESTIONAMENTOS E RESPOSTAS CADA ALUNO IRÁ RETRATAR ATRAVÉS DE DESENHOS E PINTURA USANDO A FERRAMENTA TUX DO LAPTOP, COMO FOI A CASA QUE IMAGINOU AO OUVIR A MÚSICA.
* OS ALUNOS, USANDO A INTERNET NO LAPTOP IRÃO VISITAR O BLOG: http://esteemeujeito.blogspot.com/2008/08/casa-vincius-de-morais.html, PARA TER CONTATO VISUAL COM A LETRA DA MÚSICA E OBSERVAR A ILUSTRAÇÃO DA MESMA.
* APÓS EXPLANAÇÃO SOBRE POEMAS, VERSOS ESTROFES E RIMAS, OS ALUNOS IRÃO CONSTRUIR UM POEMA SOBRE SUAS CASA E ESTE SERÁ DIGITADO NO KWORD DO LAPTOP, PARA DEMOSTRAR SE COMPREENDERAM O ASSUNTO TRABALHADO EM SALA.
* CONVERSA INFORMAL SOBRE OS DIVERSOS TIPOS DE MORADIAS EXISTENTES E SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR PARA TER UM BOM EMPREGO E PODER ASSIM DESFRUTAR DE UMA MORADIA DIGNA E CONFORTÁVEL.

***REFLEXÃO:
* TODAS AS PESSOAS MORAM EM CASAS IGUAIS?
*POR QUE ALGUMAS PESSOAS MORAM NA RUA?
* O QUE CADA PESSOA DEVE FAZER PARA TER UMA CASA CONFORTÁVEL?
* O QUE OS GOVERNANTES DEVERIAM FAZER PARA QUE TODOS TENHAM UMA MORADIA DIGNA?
***TRABALHAR VALORES QUE ENVOLVAM A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E O ACONCHEGO DO LAR.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: QUESTIONÁRIO SOBRE SUA CASA
A - COMO É SUA CASA?( GRANDE, PEQUENA, TEM JARDIM, QUINTAL, QUE COR, ETC.)
B - QUEM MORA COM VOCÊ?
C - AS PESSOAS QUE MORAM EM SUA CASA TRABALHAM? ONDE?
D - EM QUAL  AMBIENTE DA CASA DA CASA A FAMÍLIA COSTUMA SE REUNIR? POR QUE?
E - VOCÊ GOSTA DE FICAR EM CASA? POR QUE?
F - QUAL O LUGAR QUE VOCÊ MAIS GOSTA EM SUA CASA? POR QUE?
G - O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER PARA DEIXAR SUA CASA ALEGRE?
H - HÁ ALGUMA COISA EM SUA CASA QUE GOSTARIA DE MUDAR? POR QUÊ?

AVALIAÇÃO: SERÁ FEITA ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO, CONCENTRAÇÃO E COOPERAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE  A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário