terça-feira, 20 de setembro de 2011

PLANO DE AULA: TRÂNSITO


ESCOLA MUNICIPAL “PROFESSORA LIDUVINA MOTTA CAMARGO”
3º ANO “C” – 24/08/2011
PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR
TEMA: TRÂNSITO
MODALIDADE DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 3º ANO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PERÍODO: UMA SEMANA
CONTEÚDO: MEIOS DE TRANSPORTES
OBJETIVOS:
  • Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da escola, identificando o significado da sinalização, para posteriormente reconhecer as cores do semáforo.
  • Desenvolver a atenção e a percepção durante as atividades e nos jogos educativos.
  • Ensinar a obediência à sinalização, aprendendo o significado de algumas placas de trânsito do entorno da escola e daquelas que irão conhecer na internet.
METODOLOGIA:
  • Fazer um diálogo geral sobre o trânsito, para identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
  • Perguntar se em nossa escola há um local reservado para entrada e saída de alunos, se sim qual?
  • Perguntar se os alunos podem entrar e sair a qualquer hora, por quê?
  • Levar a classe a um passeio pela escola, a fim de observar a movimentação e as atitudes das pessoas (crianças e adultos) nas salas, nos corredores, na cantina, no pátio, na diretoria, na biblioteca, etc.
  • De volta a sala, fazer uma roda de conversa sobre os fatos observados, atitudes das pessoas nos diversos lugares observados, forma de movimentação da classe durante o passeio pela escola, locais e horários de maior movimento.
  • Comentar sobre a sinalização de trânsito em geral.
  • Explorar a experiência das crianças em relação à sinalização, apresentando réplicas de algumas placas existentes nas mediações da escola.
  • Explicar sobre alguns tipos de sinalização urbana: como placas, semáforo, sinais luminosos, etc.
  • Trabalhar as cores durante a confecção do semáforo.
  • Mostrar no laptop educacional o site do DETRAN/SE:http://www.detran.se.gov.br/jogos.asp, no qual as crianças passarão a conhecer algumas placas de sinalização, bem como participar de alguns jogos educativos relacionados ao tema citado.
  • Confecção de cartazes com tipos de sinais (placas).
DESENVOLVIMENTO:
Fazer uma brincadeira para a identificação do semáforo e os sinais de trânsito:
1ª ATIVIDADE - Semáforo: O professor formará duplas (meninos e meninas), que se colocam em circulo durante toda a brincadeira. Toca-se uma música, iniciando a dança. A certa altura, o professor levanta o círculo vermelho e diz em voz alta: "O semáforo está vermelho!", e todos devem parar de dançar. Quando o professor levantar o círculo verde e disser: "O semáforo está verde!", a dança deve continuar; assim ele procederá com o círculo amarelo dizendo: "O semáforo está amarelo!", todos os alunos devem mudar de pares, escolhendo colegas que estiverem à direita ou à esquerda. O casal que se enganar nas ordens e na troca de pares sai do jogo, mesmo que um dos parceiros não tenha errado. No final da brincadeira, o professor agirá só mostrando os círculos, sem pronunciar as frases, para que os alunos associem as cores com a maneira de proceder.
O professor irá confeccionar um semáforo de E.V.A com os alunos, para fixarem as cores e seus significados;
2ª ATIVIDADE - Sinais de Trânsito: Desenhar no pátio da escola, usando giz, algumas pistas com sinais de trânsito. Cada aluno deve imaginar que está dirigindo um carro, um caminhão ou uma moto. O professor deve multar com uma tarefa toda vez que algum aluno desrespeitar a sinalização (Pare! Proibido virar a direita! Hospital; estacionamento proibido; etc.). As placas serão ser feitas pelos próprios alunos sob a orientação do professor.
Pedir um desenho sobre o trânsito, usando a ferramenta TUX.
Confeccionar cartazes com a ajuda de todos os alunos sobre o trânsito, e colar no mural da escola.
TECNOLOGIAS E RECURSOS:
Escola como um todo, papel sulfite, lápis de cor ou giz de cera, cartolina, figuras de placas e sinalização em geral, cola, canetinha, cartolinas, E.V.A nas cores preto, vermelho, amarelo e verde, palitos de picolé, aparelho de som, CD, giz, tesoura, lápis para escrever e o laptop educacional.
AVALIAÇÃO:
As crianças serão avaliadas através da exploração das atividades propostas, simulação de uma situação de trânsito, normas apontadas pelos alunos, mensagens contidas nos desenhos feitos pelos alunos, desenvolvimento nas brincadeiras, bem como a cooperação, participação, atenção e dos questionamentos realizados durante as aulas.


7 comentários: